Dicas de como lacear calçados de couro

Além da beleza, a durabilidade é uma das qualidades que mais atraem os compradores que buscam por um bom calçado. Aprenda agora como lacear seus calçados de couro legítimo.

O couro legítimo é uma “pele” natural que se molda, sendo assim, não se desespere caso tenha comprado um sapato em couro que ficou apertado. Tem solução!

Como cada fábrica possui uma modelagem, e cada pessoa possui um formato diferente de pé, provavelmente o calçado sempre pegará em um lugar ou outro no primeiro dia de uso. É por isso que a rainha Elizabeth tem uma assistente pessoal que sempre usa seus sapatos novos para que eles estejam confortáveis quando ela precisar calçá-los sabia?

Inclusive todos nós possuímos dois pés diferentes, então é normal que um calçado fique excelente em um pé, mas aperte um pouco no outro.

Naturalmente com o uso o couro se tornará mais maleável e confortável, mas isso pode levar algum tempo. Caso você não queira esperar até o calçado se moldar ao seu pé, com algumas técnicas simples você conseguirá lacear, ou alargar, o couro de seu sapato.

Essas técnicas são válidas apenas se o calçado tem a sua numeração, mas está apertando em algumas partes do seu pé. Se o sapato está exageradamente incômodo, talvez seja melhor trocá-lo por uma numeração maior.

Não se esqueça de que esses são truques apenas para calçados em couro de origem animal, para calçados de outros materiais recomendamos que você procure um sapateiro que te indicará a melhor solução de acordo com cada caso.

Laceando calçado de couro com hidratante

Laceando calçado de couro com hidratante

Laceando calçado de couro com hidratante

A primeira técnica que iremos te ensinar é a mais fácil e acessível de todas, porém pode ser que você leve alguns dias para atingir o nível de maleabilidade desejado. Indicamos esse truque para calçados levemente apertados.

Aplique bastante hidrante corporal em todo o pé e calce o sapato sem meias. Caminhe pela casa enquanto aguentar.  Se optar por sair com o calçado, leve consigo o hidratante e repita a aplicação quando sentir o incômodo novamente.

Não use este truque caso o sapato seja de camurça, já que o hidratante pode manchar este tipo de couro.

Laceando calçado de couro com calor

Esta técnica para lacear o couro, inclusive camurça, é mais rápida do que a primeira e pode ser usada também quando o cano da bota está muito apertado. Para lacear com o calor você precisará de meias bem grossas e secador de cabelo.

Laceando calçado de couro com calor

Laceando calçado de couro com calor

Calce a meia grossa, ou de duas a três meias comuns, e o calçado apertado. Lembre-se de que como o calçado já está apertado usá-lo com meias grossas pode ser bem desconfortável, mas durará pouco tempo.

Ligue o secador no nível mais quente e aqueça as partes em que o calçado te aperta por aproximadamente 1 minuto. Garanta uma distância segura para não danificar o couro e nem se queimar.

Após desligar o secador, permaneça com o calçado nos pés pelo menos até que ele esfrie completamente para evitar que ele encolha novamente. Para testar se funcionou, prove o calçado com um par de meias, ou sem meias, de acordo com a forma com a qual você usará o calçado no dia-a-dia. Se ele ainda estiver apertando seus pés repita o procedimento até lacear como você deseja.

Laceando calçado de couro com gelo

Se você tem pavor de usar o calçado incomodando, seja com hidratante ou com meias grossas, esta dica irá te agradar! Essa dica em lacear seu calçado de couro com gelo, é muito diferente do que há na internet

Use um saco plástico grosso (de preferência daqueles próprios para congelar alimentos) e encha-o com cerca de um terço de sua capacidade com água. Retire todo o ar de dentro do saco e feche-o bem.

Laceando calçado de couro com gelo

Laceando calçado de couro com gelo

Coloque o saco com água dentro de seu calçado de forma que ele ocupe totalmente a área que deve ser laceada. Se você deseja lacear apenas o cano da bota use um saco que ocupe todo este espaço e preencha a parte da frente com jornal, para que o saco não saia do lugar.

Coloque o calçado com o saco de água no freezer, ou congelador, e aguarde 8 horas. Como a água dilata ao congelar, o laceio acontecerá com a expansão da água após o congelamento. Você pode fazer este procedimento a noite e retirar o calçado na parte da manhã.

Após esperar por 8 horas, retire o calçado do freezer e aguarde até que o gelo descongele para retirar o saco com facilidade e não danificar o sapato. Isto deve levar cerca de uns 30 minutos, dependendo da quantidade de água.

Se você achar que ainda não foi o suficiente, repita o procedimento.

Laceando calçado de couro com jornal

Lacear os calçados com jornal é uma técnica segura, mas que pode levar algum tempo até atingir o resultado ideal já que o sapato não irá se dilatar tanto de uma única vez.

Laceando calçado de couro com jornal

Laceando calçado de couro com jornal

Para esta técnica amasse algumas folhas de jornal. Molhe as mãos e passe por todo o jornal para que ele fique úmido e não encharcado

Coloque uma boa quantidade destes papéis úmidos dentro do calçado de forma que o papel fique bem apertado. Aguarde por pelo menos 1 hora. Faça o procedimento quantas vezes forem necessárias até atingir o laceio desejado.

Laceando calçado de couro com spray amaciante

Se você tem algum problema anatômico nos pés, ou possui um pé maior do que o outro, este talvez seja o melhor investimento, já que poderá usar em todos os seus calçados novos.

Laceando calçado de couro com spray amaciante

Laceando calçado de couro com spray amaciante

Existem vários produtos no mercado específicos para o laceio de calçados em couro.

Escolha um spray que atenda às suas necessidades, mas não se esqueça de ler e seguir direitinho as dicas de aplicação e contraindicação para que o laceio aconteça de forma bem sucedida.

*Para uso adequado siga as orientações de cada fabricante. Não nos responsabilizamos por possíveis danos causados pelo excesso de uso ou uso incorreto dos produtos e/ou procedimentos acima.

Laceando calçado de couro no sapateiro

Caso não tenha paciência, nem tempo, para tentar nenhuma das técnicas acima, ou não tenha atingido o resultado esperado, procure um sapateiro!

Ele é sem dúvidas o profissional que saberá

Laceando calçado de couro no sapateiro

Laceando calçado de couro no sapateiro

exatamente como 

lacear ou consertar qualquer tipo de problema com o seu calçado.

Geralmente os sapateiros utilizam uma fôrma de tarraxa para alargar os calçados de couro com segurança e é um método que sempre funciona.

ATENÇÃO: tenha cuidado para não lacear demais o calçado e ele acabar ficando largo em seu pé.

Please follow and like us: