Como limpar e conservar o couro legítimo

Material versátil e eclético o couro é usado há milênios para criar itens do guarda roupa de homens e mulheres de todas as idades e está presente em vários outros artigos de nosso cotidiano, como mobiliário, assentos de carros e muitos outros.

Preparamos este artigo com dicas de como limpar e conservar suas peças em couro legítimo para que estejam sempre em bom estado e até possam ser passadas de geração a geração.

Bonito, elegante e sempre na moda o couro tem uma excelente durabilidade, mas precisa de pequenos cuidados para que se mantenha conservado e em condições de uso por muitos anos.

Como limpar e conservar o sofá e banco de couro do carro

Couro: Como limpar

Sabemos que no desespero diante da sujeira, bate aquela vontade de jogar tudo na máquina de lavar, mas as peças em couro não podem ser lavadas na máquina nem ficar de molho na água, podendo assim rasgar, manchar ou descascar. Mas isso não quer dizer que o couro deva permanecer sujo. Pelo contrário! Alguns procedimentos simples são o suficiente para mantê-lo limpo e livre de manchas.

Para uma boa limpeza do couro o primeiro procedimento é realizado com a peça ainda seca, para retirar resíduos sólidos como poeira e terra. Para isso, utilize uma escova com cerdas macias, e escove o sapato com movimentos leves.

Tipos de escovas para limpar o couro

Após retirar a sujeira mais pesada, use um tecido macio, como uma flanela limpa, e passe em todo o objeto para retirar partículas menores de poeira. No caso de bolsas e calçados, o procedimento deve ser feito por dentro e fora. Para objetos maiores, como assentos de automóveis e sofás, utilize um aspirador de pó e faça o processo de cima para baixo.

Prepare seu Kit de limpeza

Agora que todo o grosso foi retirado, dilua uma colher de sabão ou detergente neutro em quatro copos de água. Teste a mistura em um pedaço escondido do couro, para verificar se ela não deixará manchas antes de realizar o procedimento em todo o objeto.

Se você reparou alguma alteração, pare o processo neste ponto e entre em contato com uma empresa especializada para que a limpeza seja realizada com produtos profissionais, sem riscos.

Se a sua peça passou no teste, umedeça uma flanela limpa, de preferência branca, com a mistura de sabão neutro e água. Torça bem o pano para retirar o excesso, e esfregue sobre toda a superfície. Repita o processo até que sinta que o couro está bem limpo.

Kit de limpeza para couro. Sabão de coco neutro e flanela branca.

Passe uma última vez o pano úmido apenas com água para retirar todo o sabão e seque todo o objeto com uma toalhinha descartável de papel. Deixe terminar de secar à sombra.

O couro não deve ser guardado úmido nem molhado para não mofar nem danificar a peça.

Vale lembrar que o couro é um material sensível à luz solar e ao calor. Sendo assim, peças em couro não devem ser passadas nem secas ao sol. No caso de mobiliários em couro, não os posicione em espaços que recebam luz solar direta e intensa.

Como limpar e Conservar o Couro Claro

O couro claro é um charme a parte e absurdamente elegante! Independente da textura, as cores mais claras são as que mais precisam de cuidados na limpeza e conservação.

Como limpar bolsas de couro em tons claros

Para evitar manchar bolsas e acessórios em couro mais claro, tente não usá-los com roupas escuras, já que o contato frequente pode transferir a tinta de uma peça para outra. Jeans são grandes vilões de bolsas e de assentos em couro claro.

Evite o contato do jeans e roupas escuras com suas bolsas de cor clara

Sabemos que nem sempre é possível evitar as manchas, mas para impedir que o material fique encardido e desgastado, realize a limpeza imediatamente após sujar o produto e realize a manutenção com uma frequência maior.

Após remover a sujeira com a escova de cerdas macias, você pode fazer a mistura de água com sabão de coco ou detergente neutro. Ele dá brilho e mantem a cor clarinha do couro.

Lembre-se de fazer um teste com os produtos de limpeza em um local escondido do couro antes de aplicar em toda a peça.

Como limpar seus Sapatos de Couro

Em constante contato com o solo, os calçados são as peças de couro legítimo que mais sofrem com manchas e sujeira. Sapatos de cor clara devem ser limpos a cada uso para manter o aspecto de novo e evitar manchas.

Dicas de como limpar seus sapatos de couro legítimo

Para uma boa limpeza, remova a sujeira da sola e do couro com escova de cerdas mais rígida e pano úmido. Em seguida deixe secar na sombra.

Como limpar e conservar o couro com textura.

Com a tecnologia de hoje já são tantas texturas lindas em couro que encontramos por aí! Com a proibição da venda de couro de animais exóticos, o uso da textura em couro é indicado e super usado.

Dicas de Como limpar e conservar suas bolsas de couro com textura.

Para que a textura não seja danificada durante a limpeza, limpe toda a peça com uma flanela seca, depois com uma flanela úmida. Depois de seco, passe uma cera própria para dar brilho e hidratar o couro e pronto!

Como limpar e conservar o couro com verniz.

Como limpar e conservar suas bolsas e sapatos de couro

O verniz tem uma superfície brilhante, algumas vezes até espelhada, o que exige mais cuidado na hora de limpar e/ou guardar. Evite escovas, mesmo as de cerdas macias, uma vez que qualquer arranhão, podem danificar seu produto.

O primeiro passo para limpar suas bolsas ou sapatos de verniz, é o mesmo para limpar e conservar suas bolsas e sapatos de couro convencional, já descritos acima. Limpe-os e elimine o pó usando primeiramente uma flanela seca, posteriormente um pano umedecido com a mistura de água e sabão neutro e deixe secar. A única diferença do verniz, é que o mesmo precisa ser lustrado, para manter o brilho. Para isso use uma flanela ou pano comum de algodão e esfregue com cuidado a superfície.

Para guardar, evite deixar em contato direto com bolsas, sapatos, madeira ou tecidos de outras cores, pois pode haver transferência de cor.

Dicas de como conservar o Couro

Como todo tipo de pele, o couro possui um óleo natural que é o que faz com que ele fique luminoso. Este brilho natural vai se perdendo com o uso e por isso ele precisa de hidratação para que se evitem rachaduras e para que ele se mantenha viçoso.

A aplicação de silicone líquido, hidratantes específicos ou até mesmo algumas “ceras” próprias, mantem a hidratação do couro por muito mais tempo. Após limpar a peça, aplique um pouco do produto com a ajuda de uma flanela e após esperar secar passe outra flanela limpa para remover o excesso.

Indicamos que este procedimento seja refeito uma vez ao ano, no caso de sofás, e a cada três meses para artigos do vestuário, como bolsas e calçados.

Após limpar e hidratar suas peças em couro guarde-as em sacos protetores em tecido brancos, evitando manchas e contato com outras peças.

Guarde suas bolsas em sacos de tecido ou tnt brancos

Nunca guarde suas bolsas em sacos plásticos, principalmente as de verniz.

Preencha o interior da bolsa sempre que guardá-la, isso ajudará a manter sua forma original. Aproveite as nossas almofadinhas de enchimento que usamos na loja para uma exposição mais bonita das bolsas e enviamos junto com os pedidos feitos em nossa loja virtual.

Não é indicado pendurar bolsas em cabides, já que isso pode alterar a estrutura do couro.

Siga os procedimentos de limpeza e conservação e Vida Longa ao Couro!

Agora que você já conferiu nossas dicas para limpar e conservar o couro, que tal dar uma olhada em nosso site para garantir seus produtos com esse material nobre e incrível?!

Confira em nosso site: https://www.arzon.com.br/

ou em nossas Lojas físicas:

Savassi  (55 31 97326 1718) Pampulha  (55 31 97326 0066 )

Enviamos pra todo o Brasil. Atendemos pelo Whatsapp

Aproveite e siga-nos também em nossas redes sociais.

Facebook: https://www.facebook.com/arzonoficial/

Instagram: https://www.instagram.com/arzonoficial/

Twiter: https://twitter.com/arzonoficial

Youtube: https://www.youtube.com/c/ARZONBolsaseacessoriosemcouro

Please follow and like us:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.