Nenhum consumidor quer ser enganado no momento da compra, principalmente quando somos prometidos a uma matéria-prima de qualidade e levamos outra inferior. Por isso, nesse artigo iremos falar sobre algo que a ARZON tem propriedade há mais de 30 anos: o couro legítimo.

O couro tem características que o diferenciam dos demais materiais e o tornam uma matéria prima nobre.  Abaixo, você descobrirá como identificar o couro legítimo.

Características do couro legítimo

Flexibilidade e Resistência

Se forçado manualmente o couro legítimo não rasga. Isso é uma característica primordial que garante a durabilidade dessa matéria-prima. Quando for comprar algum produto que garante ser de couro legítimo, faça esse teste: peça que o vendedor force alguma parte do produto com as mãos e com calma – para não danificar a peça de outra maneira, como marcá-la com vincos ou rugas.

Toque e Textura

Por não ser um material sintético, ou seja, quimicamente criado, a textura do couro legítimo é única e imperfeita, podendo apresentar poros, veias, marcas naturais, diferenças de tonalidade e características inerentes a pele do animal, que não configuram um defeito e ainda possibilitam a distinção dele dos materiais sintéticos. Caso não saiba a diferença, não se preocupe. Logo abaixo você descobrirá que há mais de uma maneira de testar a qualidade e procedência do material que deseja adquirir.

Não queima

Pode ser difícil de acreditar, mas essa característica é totalmente verdadeira. Devido a seu processo de curtimento, o couro legítimo não queima quando uma chama é colocada próxima a ele. Quando o material não é original, ou seja, possui em sua composição substâncias derivadas do plástico, uma pequena chama é o suficiente para estragá-lo, além de ser bastante inflamável. Confira no vídeo abaixo um teste que fizemos e surpreenda-se.

 

 

Atenção: o teste do fogo, deve ser feito por adultos e/ou profissionais da área, que saibam reconhecer o couro e suas características, a fim de evitar danos à saúde e ao produto. O couro legítimo não queima, mas pode ficar esfumaçado e manchado. Além disso, a pessoa precisa saber manusear a chama, e cuidar para que ela não seja aplicada próxima às linhas das costuras e também dos adornos de plástico e/ou metal.

Permeável

Se você imergir o couro legítimo na água, perceberá que ela será rapidamente absorvida por ele, o que não ocorre com o sintético. A pele animal, permanecerá úmida e poderá desenvolver odores característicos, bem como bactérias e até mofo. Recomenda-se então, caso seu produto seja atingido pela chuva, por exemplo, deixá-lo descansar e secar naturalmente, à sombra, em local seco e arejado, até que esteja apto para o uso novamente. Evite colocá-lo diretamente no sol e em nenhuma hipótese, utilize secadora, secador de cabelo, forno-microondas, estufa ou o coloque para secar atrás da geladeira ou fogão. Tudo isso pode danificar as fibras naturais do seu produto de couro.

Cuidados para se ter com o couro legítimo

Couro Legítimo Tressê

Hidratação

A qualidade do couro legítimo coloca a durabilidade dele em um patamar mais alto do que dos demais materiais sintéticos. Para se certificar de que seu produto irá durar ainda mais, a dica de ouro é hidratá-lo. Como estamos falando de um produto de origem animal, ele precisa receber esse cuidado. Procure por produtos de conservação e manutenção de qualidade para não danificar a sua peça. Além disso, pergunte para a sua vendedora ARZON. Ela com certeza saberá indicar além do nosso Kit de limpeza, outros produtos e procedimentos para prolongar a vida útil do seu acessório.

Necessidade de respirar

Um velho conselho para conservar roupas e acessórios, como lenços e chapéus, é colocá-los em sacos plásticos. Para muitos materiais isso realmente funciona, mas não para o couro legítimo. O produto que você levar para casa precisa respirar e confiná-lo dessa maneira vai contra essa indicação.

Não deixe-o amassado

Se você não utiliza sua peça em couro legítimo com frequência e deixa que ela permaneça guardada por muito tempo, certifique-se de que o acessório não está amassado dentro do seu armário ou guarda-roupa. Caso esse cuidado não seja tomado, o couro pode ficar marcado permanentemente, com vincos e rugas, o que muda a sua aparência original.

Lei do Couro

ARZON Acessórios em couro legítimo

O couro legítimo é uma matéria-prima tão nobre que recebe o tratamento necessário do governo e autoridades. Em 1965 foi criada a Lei 4.888 que proíbe o uso da palavra “couro” em materiais que não sejam de origem animal e não passem pelo mesmo processo de fabricação dessa matéria-prima.

Isso garante a exclusividade do material perante aqueles que são criados em laboratórios, como o conhecido “couro sintético”. Muitos deles utilizam látex ou compostos químicos como poliuretano, polipropileno e polivinílico.

Sabendo de tudo isso, e seguindo nossos princípios e valores, aqui na ARZON, trabalhamos somente com o couro, de procedência animal, ou seja, tecido epidérmico animal, couro legítimo. Esse é um dos nossos grandes diferenciais!

As “peles” utilizadas na fabricação dos nossos artigos, são provenientes de animais como: boi, porco, carneiros e outros, previamente abatidos para o consumo, e não o contrário.

Não trabalhamos com materiais alternativos, do tipo “couro-sintético”, “courino”, “curvin”, e etc… pois todos esses, são materiais fabricados a partir de compostos químicos, que tentam “imitar” o couro, mas estão muito longe da sua naturalidade, longevidade e nobreza.

Temos toda a matéria prima, sendo trabalhada, processada, conferida, medida e testada pelos nossos profissionais, diariamente na nossa fábrica, para oferecer a você, um produto de qualidade, com procedência e garantia. Garantia esta, que aliás, acompanha todos os itens comprados, com dicas de conservação e manutenção.

No Brasil, temos o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) que é responsável por fazer a defesa e promoção do couro brasileiro em território nacional e internacional. Visite a página para conhecer o trabalho dessa Associação e saber mais sobre a nobreza do couro legítimo.

Gostou de aprender mais sobre o couro legítimo? Agora você já tem todas as informações necessárias para não se enganar no momento de suas compras. Qualquer dúvida deixe um comentário aqui que iremos te responder.

Navegue pelo nosso blog para mais conteúdos! E acesse nossa loja virtual para conhecer produtos em couro legítimo. São bolsas, nécessaires, sapatos, cintos e muito mais.

Curta nosso Facebook e siga nosso Instagram para mais novidades.

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *