Dia Internacional da Mulher - Uma homenagem ARZON

O dia 8 de março é conhecido como o dia de presentear as mulheres com flores e chocolates. Diferente de outras datas comemorativas, que foram criadas pelo comércio visando o aumento de vendas, o Dia Internacional da Mulher foi instituído por ninguém menos do que a Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1975.

A data é uma forma de valorizar as mulheres e sua luta diária e a cada dia que se passa este dia tem se tornado um marco para a igualdade de gênero e valorização da mulher.

Mas você sabe qual é a origem desta data e o que de fato ela significa?

É bem estranho pensar que a pouco mais de 100 anos atrás as mulheres ainda não tinham direito ao voto. Coisas simples do nosso cotidiano, como abrir uma conta no banco, só eram possíveis com a autorização do pai ou do marido.

Inconformadas com tamanha injustiça as mulheres começaram a se unir no já no final do século 19 em busca de igualdade de gêneros e direitos, a iniciar pelos movimentos sufragistas, que lutavam pelo direito ao voto feminino.

Foram as próprias mulheres que definiram no ano de 1910 o dia 8 de março como uma data para lutar por seus direitos em busca de igualdade de gêneros, embora a data só tenha sido oficializada pela ONU anos mais tarde. Graças a estas mulheres, e muitas outras que vieram depois delas, hoje a mulher tem um lugar especial na sociedade.

Para comemorar esta data tão especial decidimos homenagear grandes nomes que fazem e fizeram a diferença no mundo fashion, fazendo da moda um ato político e social.

Gabrielle Chanel – Revolução das calças femininas

Gabrielle Chanel – Revolução das calças femininas

Gabrielle Chanel – Revolução das calças femininas

A francesa também conhecida como Coco Chanel é a única estilista presente na lista das cem pessoas mais importantes da história do século XX da revista Time.

Órfã aos 12 anos foi criada em um orfanato de freiras onde aprendeu a costurar. Com uma vida turbulenta, teve alguns relacionamentos com homens ricos que deram a ela a oportunidade de frequentar ambientes de alta classe.

Em sua primeira loja própria ela vendia chapéus, e já era possível notar seu talento, o que a fez aparecer várias vezes em importantes revistas de moda da época. Mas foi em 1919 que ela revolucionou a moda ao abrir um ateliê de costuras onde vendia roupas esportivas, sendo a pioneira em produzir calças femininas.

Chanel foi uma das primeiras estilistas a criar um verdadeiro império através da venda de roupas, calçados, acessórios, perfumes e maquiagens. Sua marca é uma das mais icônicas do mundo até hoje!

 

Costanza Pascolato – Papisa da moda

Costanza Pascolato – Papisa da moda

Costanza Pascolato – Papisa da moda

Nascida na Itália e vinda ao Brasil com apenas 5 anos de idade, Costanza é um dos nomes mais influentes e respeitados do universo da moda.

Seus pais fundaram no Brasil em 1948 a tecelagem Santaconstancia, o que fez com que a relação dela com a moda começasse precocemente. Após seu divórcio com o banqueiro Robert Blocker, em 1971, Costanza se dedicou a carreira de editora e consultora de moda na revista Claudia, da Editora Abril, onde trabalhou por 17 anos.

Devido à sua elegância e conhecimento de moda recebeu em 1980 o título de “Papisa da moda” pela jornalista Joyce Pascowitch, apelido que carrega até hoje. Quando seu pai faleceu de um câncer de fígado, em 1987, Costanza assumiu a tecelagem e a transformou numa das maiores empresas brasileiras do ramo têxtil, até hoje fornecendo tecidos para os maiores estilistas do país.

 

Stella Nina McCartney – Moda sustentável

Stella Nina McCartney

Stella Nina McCartney

Nascida em Londres, em 1971, a estilista Stella McCartney é filha de ninguém menos do que o ex-Beatle Paul McCartney.

A principal relevância de Stella na moda é a sua militância pela sustentabilidade, fato que faz com que ela seja uma das principais contribuidoras de pesquisas para a tecnologia têxtil.

 

Lady Gaga – ousadia

Stefani Joanne Angelina Germanotta

Stefani Joanne Angelina Germanotta

Stefani Joanne Angelina Germanotta, mais conhecida pelo nome artístico Lady Gaga, nasceu em 1986 em Nova York. Alcançando o sucesso logo após o lançamento do seu álbum de estreia, intitulado The Fame, em 2008, a cantora logo foi reconhecida pelo seu talento na música e pelos seus figurinos.

Ousada e cheia de personalidade, Lady Gaga se tornou a primeira artista musical a vencer cinco premiações na mesma temporada: Óscar, Grammy, Globo de Ouro, Bafta e Critics’ Choice, o que prova como ela é uma artista completa.

São tantas mulheres inspiradoras que foi realmente difícil selecionar apenas algumas, para destacar aqui, e fazer essa homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

E você? Já conhecia essas mulheres? Qual dessas mais te inspira?

Acrescentaria alguma ou teria outras sugestões? Deixe seu comentário!

Feliz dia internacional da mulher!

 

Please follow and like us: