Movimento Outubro Rosa

Você já deve ter ouvido falar do movimento Outubro Rosa, não é mesmo? Nós, membros da equipe ARZON, estamos aqui toda semana, te contando sobre as tendências, sobre como cuidar dos seus acessórios e sobre como te deixar mais confortável, estilosa e mais bonita. Mas tem como falar de beleza e de tendência, sem falar sobre a saúde e o bem-estar? Estamos em outubro, o mês oficial do movimento Outubro Rosa, e é claro que não deixaríamos de falar sobre este tema tão relevante.

Você sabia que, de acordo com uma estimativa realizada pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama já é responsável por 29,7% das mortes em mulheres com câncer no Brasil em 2020, sendo que o segundo lugar, o de câncer no cólon, é responsável por apenas 9,2% das mortes?

Este número, se torna ainda mais alarmante quando descobrimos que as chances de cura podem chegar a 95% nos casos em que o câncer de mama é identificado em estágio inicial, ou seja, muitas dessas mortes poderiam ser evitadas!

Pensando nisso nós refletimos em como é importante a conscientização das mulheres sobre o autoexame, a mamografia, a prevenção e os tratamentos desta doença e decidimos criar este texto esclarecedor para vocês.

outubro rosa arzon

O movimento Outubro Rosa

Seja nas redes sociais, na televisão, rádio, jornais… você provavelmente já deve ter visto por aí, alguma campanha do movimento do Outubro Rosa, né?

O start para o movimento aconteceu no ano de 1990 quando aconteceu a primeira “Corrida pela cura” de Nova Iorque, criada para arrecadar fundos para a pesquisa contra o câncer de mama realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. Sem o apoio de instituições públicas ou privadas envolvidas, a “Corrida pela cura” se popularizou e fez com que o mês de outubro fosse decretado como o mês de conscientização sobre o câncer de mama nos Estados Unidos, e aos poucos também se tornou o mês de conscientização para o resto do mundo.

Foi a partir do ano de 1997 que algumas entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover ações voltadas ao diagnóstico e prevenção do câncer de mama, espalhando esta ideia rapidamente pelo país.

Já no Brasil, a primeira ação do movimento Outubro Rosa aconteceu em 2002, quando parque Ibirapuera, em São Paulo, iluminou de cor-de-rosa o Mausoléu do Soldado Constitucionalista. A partir de então várias outras iniciativas foram acontecendo e ganharam ainda mais força após o ano de 2008.

Ainda que outubro seja o mês oficial do movimento, várias ações são mantidas durante todo o ano, sempre com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença, divulgar sobre o diagnóstico precoce, disseminar dados preventivos, além de exigir o maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuir para a redução da mortalidade, bem como lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade para todas as mulheres do mundo!

Mas o que é o câncer de mama?

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário tanto de mulheres quanto de homens, porém em uma porcentagem muito inferior em pessoas do sexo masculino.

Este tipo de câncer se desenvolve quando uma alteração acontece em alguns trechos das moléculas de DNA. Esta alteração causa uma multiplicação das células anormais, gerando o cisto. Uma mesma pessoa pode ter vários cistos em uma mesma mama e esses cistos podem ter tamanhos variados.

Outubro Rosa – Prevenção do câncer de mama

Como é melhor prevenir do que remediar, vamos falar um pouco sobre as formas de prevenir o câncer de mama.

Não existe uma causa única para o câncer de mama, mas existem vários fatores de risco que podem contribuir para o desenvolvimento da doença. Estes fatores podem ser genéticos, ambientais e comportamentais, ou até mesmo serem relacionados à idade (com probabilidade maior para mulheres acima de 50 anos).

Ainda de acordo com o INCA, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados simplesmente com a adoção de alguns hábitos, tais como o controle de peso corporal (evitar a obesidade), a prática de atividade física e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Ou seja, uma boa nutrição e hábitos saudáveis fazem toda a diferença!
A amamentação e a reposição hormonal também são considerados fatores de proteção.

Como diagnosticar o câncer de mama?

Nós já contamos para vocês no início desse texto que o diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta significantemente as chances de cura, por isso conhecer o seu corpo e ficar atenta a qualquer mudança é fundamental!

Dicas ARZON sobre Outubro Rosa - Faça o exame das mamas

Algumas alterações podem ser vistas à olho nu e devem servir como alerta, como: mudança no tamanho ou formato do seio; vermelhidão ou coceira na pele ou no mamilo; vazamento de liquido de um ou de ambos os mamilos; inchaço ou dor constante na axila ou clavícula; mudança de textura na pele do seio; inversão ou mudança de posição ou formato do mamilo.

Ainda que visualmente esteja tudo normal, faça todos os dias durante o banho o exame de toque e mantenha uma visita periódica ao ginecologista.

Ainda que o exame de toque seja muito importante, é com a mamografia que os médicos conseguem fazer o rastreamento da doença.

A mamografia é um exame radiológico realizado em laboratório com um equipamento capaz de identificar até mesmo os nódulos não palpáveis. Ela é indicada pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS) para mulheres de 50 a 69 anos, de dois em dois anos.

Lembre-se sempre de que se cuidar faz bem e está sempre na moda!

A ARZON apóia o Movimento Outubro Rosa e incentiva o cuidado com as mamas

Esperamos tê-la ajudado com essas informações e continuamos por aqui. Caso queira, deixe seu comentário. Será um prazer interagir com você!

Se preferir, acesse nosso site e siga-nos também em nossos Canais Online.

Whatsapp: Savassi  (55 31 97326 1718) Pampulha  (55 31 97326 0066 )

Facebook: https://www.facebook.com/arzonoficial/

Instagram: https://www.instagram.com/arzonoficial/

Twiter: https://twitter.com/arzonoficial

Pinterest: https://br.pinterest.com/arzonoficial/

Youtube: https://www.youtube.com/c/ARZONBolsaseacessoriosemcouro

Please follow and like us:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.